Maioridade penal será tema de programa na Rádio Senado
Da Redação | 23/02/2007, 18h30
A polêmica sobre a redução da maioridade penal será tema do programa Conexão Senado, que será apresentado pela Rádio Senado nesta segunda-feira (26) a partir de meio-dia. Está prevista a presença de senadores e de especialistas no assunto.
Após a morte do menino João Hélio Fernandes, de 6 anos, que foi arrastado por um carro roubado na cidade do Rio de Janeiro, aumentaram as pressões para que o Congresso aprecie matérias relacionadas ao tema. Nesse contexto, a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado poderá votar na quarta-feira (28) matérias que prevêem a redução da maioridade penal - a idade em que, diante da lei, um jovem passa a responder por seus atos como cidadão adulto. A maioridade, atualmente, começa aos 18 anos.
Parlamentares como o senador Demóstenes Torres (PFL-GO) defendem a redução da maioridade para os casos de crimes hediondos - como o homicídio por meio cruel, o estupro e o atentado violento ao pudor. Demóstenes é relator de uma proposta nesse sentido. Já o senador Gerson Camata (PMDB-ES), que também defende a redução, declarou que os jovens com 16 anos possuem mais discernimento hoje do que há 40 anos, época em que a legislação específica foi elaborada.
Mas a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, cuja coordenadora é a senadora Patrícia Saboya Gomes (PSB-CE), é contra a redução da maioridade. E a líder do PT no Senado, Ideli Salvatti (SC), afirmou que "colocar menores em um sistema penitenciário que todos reconhecem como falido pode não ser a melhor solução, muito pelo contrário". Ela disse ainda que decisões precipitadas podem resultar em "violência institucionalizada por meio de medidas legais".Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: