Arthur Virgílio quer assegurar meios para grandes empreendimentos na Amazônia
Da Redação | 22/02/2007, 18h58
O senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) defendeu projeto de sua autoria (PLS 43/2007) que assegura meios para a implantação na Amazônia de empreendimentos de grande envergadura em infra-estrutura, nas áreas de atuação da Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam). Entre os empreendimentos estão usinas e redes de energia, rodovias, hidrovias e redes de telecomunicação.
- O projeto é abrangente e beneficia também a Região Nordeste, via Sudene. A atual fase da vida brasileira é propícia para se repensar a retomada do desenvolvimento. A Região Norte, no caso, já apresenta no estado do Amazonas sinais de enfraquecimento na evolução da indústria - alertou o senador. Ele ressalvou que, em contrapartida, o Pará apresentou em 2006 crescimento industrial de 14,2%, o maior índice aferido no país, o que configura um fator de equilíbrio na economia regional, conforme observou.
Arthur Virgílio, que é líder do PSDB, explicou que o projeto altera parte da Medida Provisória 2.199/2001 para prorrogar incentivos fiscais de redução e restabelecer os de isenção relativos ao imposto sobre a renda de pessoas jurídicas que tenham propostas consideradas prioritárias para o desenvolvimento regional.
De acordo com a proposição, são considerados prioritários para o desenvolvimento regional projetos técnico-econômicos aprovados pelo conselho administrativo da Superintendência de Administração da Zona Franca de Manaus (Suframa).
Em outra parte do seu discurso, o senador pelo Amazonas reverenciou a memória do senador Darcy Ribeiro, que será homenageado no Plenário do Senado pelo transcurso dos dez anos de sua morte.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: