Especialistas em meio ambiente defendem continuidade do Programa Antártico Brasileiro

Da Redação | 13/02/2007, 15h53

A importância da continuação do Programa Antártico Brasileiro (Proantar) e de suas diversas pesquisas para melhor compreender as mudanças ambientais e climáticas de todo o mundo foi defendida nesta terça-feira (13) por especialistas em meio ambiente. Eles estiveram reunidos em audiência pública na Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA), com o objetivo de apresentar as realizações do programa - que, em 2007, está completando 25 anos de existência - e abordar ainda a importância estratégica, política e econômica da presença brasileira no Continente Antártico.

O secretário da Comissão Interministerial para Recursos do Mar, contra-almirante José Eduardo Borges de Souza, lembrou que o Brasil é um dos 29 países que têm direito a voz e voto nos assuntos relacionados à Antártica, devido à relevância das pesquisas realizadas no âmbito do Proantar. Durante a exposição, ele citou vários motivos estratégicos, políticos, militares e econômicos para que o Brasil prossiga com suas pesquisas.

- Essa é uma ação de futuro e que vai garantir à nação brasileira muitas oportunidades para defender o futuro do país - afirmou o contra-almirante.

José Eduardo explicou ainda que, em média, cada missão leva cerca de 120 pesquisadores para a Antártica e desenvolve por volta de 20 projetos em áreas diversas como oceanografia física, química e biológica; climatologia; meteorologia; ornitologia; arquitetura; geologia e atmosfera.

Entre os produtos gerados para o Brasil, com base nos projetos desenvolvidos com o Proantar, o contra-almirante citou o monitoramentoda camada de ozônio; o acompanhamento do efeito estufa e das mudanças climáticas globais; asdiversas pesquisas da biodiversidade marinha; os estudos sobre a influência e o comportamento das correntes marinhas antárticas e do clima antártico no Brasil, entre outros.

Orçamento

Segundo José Eduardo, a única queda no Proantar está no orçamento destinado ao programa, que a cada ano recebe menos recursos. Em 1990, segundo ele, foram destinados R$ 9 bilhões ao programa, verbas que foram diminuindo paulatinamente até chegar, em 2007, com uma previsão estimada de apenas R$ 2,6 milhões.

- Essa foi a queda do Programa Antártico Brasileiro que impediu de sonharmos como queríamos - destacou o contra-almirante.

Para a gerente do grupo de avaliação ambiental do Ministério do Meio Ambiente, Tânia Brito, o Proantar é uma grande conquista nacional e, durante esses 25 anos de estudo, foi possível compreender como a Antártica é importante para a vida de todos e essencial para o sistema global. Ela ressaltou também que a Antártica é um "termômetro da saúde do planeta" e importante ferramenta para a compreensão do funcionamento da terra.

- A Antártica é o melhor arquivo do clima do planeta. Precisamos de muito mais estudo para definir o que vai acontecer daqui por diante - afirmou.

Tânia lembrou ainda que, a partir de 1º de março deste ano, será instalado o Ano Polar Internacional, que envolverá 60 países em diversos estudos sobre as mudanças ambientais globais. Nesse setor, segundo ela, as pesquisas brasileiras estão tão adiantadas que até a Agência Aeroespacial Norte-Americana (Nasa) resolveu financiar projetos brasileiros.

- Precisamos de muito mais estudos, porque monitorar o ambiente antártico é fundamental para nos dar respostas suficientes para vários problemas que estão ocorrendo hoje no planeta - concluiu.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: