Presidentes de países do Mercosul se encontram no Rio

Da Redação | 15/01/2007, 12h27

Será realizado no Rio de Janeiro, nas próximas quinta e sexta-feira (18 e 19), a 32ª Reunião do Conselho do Mercado Comum e Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul. A reunião, no Hotel Copacabana Palace, irá fazer uma reflexão sobre a conjuntura atual do Mercosul e sobre as perspectivas do bloco que, na avaliação do senador José Sarney (PMDB-AP), se encontra em crise (ver matéria). Participarão da primeira reunião, na manhã do dia 18, os chanceleres e ministros da Economia do Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela.

De acordo com o Itamaraty, os participantes dessa reunião examinarão o atual estado do processo de integração, com especial ênfase sobre a questão das assimetrias existentes entre os estados partes, assim como as medidas necessárias para aliviar seu impacto e conduzir ao aperfeiçoamento do bloco econômico.

Nesse primeiro encontro, deverá ser examinada a manifestação do governo da Bolívia, expressa em carta enviada pelo presidente Evo Moralez ao presidente pro tempore do Mercosul - o presidente Luiz Inácio Lula da Silva - explicitando a disposição daquele país de integrar-se a esse bloco regional como membro pleno.

Na tarde do mesmo dia 18, o presidente Lula presidirá reunião com os chefes de estado do Mercosul, dos estados associados e da Guiana e Suriname. Na ocasião, esses mandatários procederão a uma reflexão sobre os rumos desse processo de integração na América do Sul.

No dia 19, será realizada a cúpula dos chefes de Estado do Mercosul, que incluirá os presidentes dos estados associados e dos países convidados, bem como convidados especiais, como o secretário-geral da Associação Latino-Americana de Integração (ALADI) e o Secretário-Geral da Comunidade Andina de Nações (CAN).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: