Os que foram eleitos deputados federais
Da Redação | 08/01/2007, 11h05
Aelton Freitas (PL-MG) - Eleito deputado federal. Foi primeiro suplente do então senador José Alencar e assumiu o mandato quando Alencar foi eleito vice-presidente na chapa de Luiz Inácio Lula da Silva, em 2002. Aelton é vice-líder do PL e suplente na Mesa Diretora da Casa para o biênio 2005-2006. Foi membro titular da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito dos Correios (2005) e das Comissões de Serviços de Infra-Estrutura (CI), de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA), de Educação (CE) e de Agricultura e Reforma Agrária (CRA).
Aelton relatou projeto de lei, já remetido à Câmara dos Deputados, que determina o registro, na carteira de trabalho do empregado, do endereço e do nome completo da empresa, para que o documento assegure juridicamente o trabalhador e se evitem fraudes. Também defendeu projeto que autoriza a criação do Programa de Apoio aos Pequenos e Médios Fornecedores de Cana-de-açúcar (Proaf). Na Casa, atuou na busca de incentivos para contratar trabalhadores com mais de 40 anos de idade e por recursos para rodovias, pedindo o fim da retenção de recursos da Cide (Contribuição sobre Intervenção de Domínio Econômico).
Alberto Silva (PMDB-PI) - Eleito deputado federal. É vice-líder do PMDB no Senado e foi suplente na CPIs Mistas de Inquérito de Roubo de Cargas (2000) e da Compra de Votos (2005). Foi titular das comissões especiais que debateram a Crise Energética (2001) e o Combate à Pobreza (2001) e suplente na que debateu a Transposição do Rio São Francisco (2001).
O senador destacou-se como um dos grandes defensores do biodiesel, óleo combustível produzido a partir de sementes como a mamona. Pediu a criação de usinas de biodiesel, especialmente no Nordeste, defendeu a idéia de criação da Biobrás, a exemplo da Petrobrás, e prometeu sugeri-la ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Também defendeu a recuperação imediata das estradas brasileiras como meio de desenvolvimento da economia, com a aplicação integral dos recursos da Cide no setor.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: