Marco Aurélio Garcia reitera prioridade ao Parlamento do Mercosul
Da Redação | 14/12/2006, 16h27
O Parlamento da América do Sul, cuja criação chegou a ser cogitada na semana passada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, só poderá ser concretizado a longo prazo, segundo o assessor especial da Presidência da República para assuntos internacionais, Marco Aurélio Garcia. Ele reiterou a prioridade do governo brasileiro para a consolidação do Parlamento do Mercosul, constituído nesta quinta-feira (14) em sessão solene do Congresso Nacional.
- O Parlamento da América do Sul é um projeto para mais adiante. No momento, estamos trabalhando no Parlamento do Mercosul - disse Garcia ao deixar o Plenário do Senado, onde ocorreu a sessão solene, juntamente com Lula.
Lula mencionou a possibilidade de estabelecimento de um outro órgão legislativo durante pronunciamento feito durante a 2ª Cúpula da Comunidade Sul-Americana de Nações (Casa), realizada na cidade boliviana de Cochabamba. "Que fantástico será o dia em que teremos um Parlamento da América do Sul ou um Parlamento da América Latina em uma cidade como Cochabamba", disse Lula na abertura do evento.
Segundo o assessor especial do presidente, o que poderá vir a ocorrer no futuro será "uma convergência" entre as duas propostas. Ele classificou ainda como um "comentário genérico" a menção feita por Lula da cidade de Cochabamba como sede desse possível novo organismo.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: