Aldo diz que generosidade entre países é fundamental na consolidação do Mercosul

Da Redação | 14/12/2006, 14h19

Em discurso realizado na manhã desta quinta-feira (14), na instalação do Parlamento do Mercosul, o presidente da Câmara dos Deputados, Aldo Rebelo, afirmou que a generosidade dos países mais ricos com os menos desenvolvidos é fundamental na consolidação desse bloco econômico e não significará favor nenhum a ser concedido por nações como Brasil e Argentina, que são os integrantes mais prósperos desse mercado.

- É fundamental a generosidade daqueles que têm maior capacidade de proceder, apoiar e ajudar os integrantes detentores de maior fragilidade econômica. E acho que esse papel o Brasil, principalmente, assim como a Argentina, deve reconhecer. Não como benfeitores ou filantropos, mas sim como beneficiários fundamentais nesse processo de integração. Não faremos nenhum favor ao Uruguai e ao Paraguai, porque disso nunca precisaram. Precisam de solidariedade.

Na opinião de Aldo Rebelo, os países mais ricos do bloco precisam entender que qualquer diferença em suas balanças comerciais, que resulte de uma atitude generosa para com esse países, não significará perda, disse, mas significará força, porque tornará a comunidade maior, mais solidária e portanto mais forte.

O presidente da Câmara definiu como um momento histórico a sessão de instalação do Parlamento do Mercosul e cumprimentou os chefes de Legislativos que fizeram aprovar em seus países os acordos que permitiram a sessão inaugural de hoje.

-Creio que nossos países vivem momento singular na historia do esforço de integração da América Latina. A constituição do Parlamento do Mercosul marca um giro na construção de nossa integração. A presença das senhoras e dos senhores nessa sessão de instalação é uma homenagem também aos séculos de esforços para que os nossos paises alcançassem esse momento histórico - ressaltou.

De acordo com Aldo Rebelo, Paraguai, Uruguai, Brasil e Argentina nasceramintegrados pela natureza, numa longa fronteira, por uma geografia comum e por rios comuns, assim como pela história e pelas tragédias enfrentadas para consolidarem-se como nações.

- Nascemos para desfrutar as paixões comuns, dos povos e dos nossos países. E não por acaso temos, entre os quatro integrantes fundadores do Mercosul, exatamente a paixão do esporte do mundo, que é o futebol. Nascemos integrados pela condição de buscar o destino comum que exige os dias de hoje.

Aldo Rebelo explicou ainda que essa integração não é uma alternativa, mas um destino.

- Como disse o grande intelectual Eduardo Galeano, nós somos o que fazemos, mas somos essencialmente aquilo que fazemos para mudar o que somos. E se somos ainda uma promessa de integração plena, política, diplomática, militar, comercial e econômica, as bases já estão solidamente plantadas para que esse objetivo seja alcançado.

Ao pregar a generosidade como principal sentimento a caracterizar o Mercosul, Aldo Rebelo destacou que essa deve ser a linha de atuação que consolidará a integração política, econômica e comercial do bloco.

- É importante superar nossas assimetrias, nossas desigualdades, nossos desequilíbrios, pela capacidade de reconhecer que só seremos uma unidade sólida, capaz de convencer os nossos povos, as nossas lideranças políticas, comerciais, sindicais e empresariais, se reconhecermos que a condição fundamental para alcançarmos a integração profunda, duradoura e verdadeira é a esperança que possamos oferecer aos nossos povos na redução das desigualdades entre os nossos países - disse o presidente da Câmara.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: