Aprovado voto de aplauso para dom Cláudio Hummes
Da Redação | 27/11/2006, 18h58
No início da sessão plenária desta segunda-feira (27), os senadores aprovaram requerimento de voto de aplauso para o cardel-arcebispo da Arquidiocese do Estado de São Paulo, dom Cláudio Hummes, recentemente nomeado para o cargo de prefeito da Congregação para o Clero no Vaticano. De autoria do senador Marco Maciel (PFL-PE), o requerimento foi subscrito pelos senadores Papaléo Paes (PSDB-AP), Heráclito Fortes (PFL-PI), Paulo Paim (PT-RS), Ney Suassuna (PMDB-PB) e Alvaro Dias (PSDB-PR).
Ao encaminhar o requerimento, Marco Maciel elogiou a designação de dom Cláudio Hummes, lembrando a luta do religioso pela defesa dos direitos humanos. Ele fez um breve relato da vida do religioso, nascido no Rio Grande do Sul em 1934 e ordenado sacerdote franciscano em 1958. Em 1975, já era bispo de Santo André (SP) e, em 1996, tornou-se arcebispo de Fortaleza (CE), sendo nomeado, dois anos depois, arcebispo de São Paulo, a maior arquidiocese do país e a segunda da América Latina.
- Ele agora passa a ocupar essa prefeitura que é muito importante e, certamente, vai continuar a oferecer seus relevantes serviços à Igreja de Cristo - disse Maciel.
O senador também fez referência à nota que a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou comemorando a nomeação de dom Cláudio Hummes. O senador afirmou que a nota expressa "a alegria da Igreja Católica Apostólica Romana" do Brasil pela escolha de dom Cláudio para a importante função no Vaticano.Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: