Heloísa Helena pede ajuda para testemunha da CPI dos Bingos
Da Redação | 04/10/2006, 19h36
A senadora Heloísa Helena (PSOL-AL) relatou nesta quarta-feira (4), em Plenário, que a cozinheira Zildete Leite dos Reis esteve nas dependências do Senado Federal junto com a filha Elaine dos Reis Franco para pedir reintegração ao programa de proteção a testemunhas da Polícia Federal (PF).
A cozinheira Zildete prestou depoimento no final de maio deste ano à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Bingos e acusou os ex-ministros Antonio Palocci, da Fazenda, e José Dirceu, da Casa Civil da Presidência da República, além do atual presidente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Paulo Okamotto, de terem ido "duas ou três vezes", entre 2001 e 2002, à mansão do chefe do crime organizado no Mato Grosso, João Arcanjo Ribeiro - conhecido como Comendador -, que cumpre pena por assassinato, lavagem de dinheiro e evasão de divisas. Na época Zildete trabalhava como cozinheira para Arcanjo.
Na depoimento, ela também afirmou que Sérgio Gomes da Silva - o Sombra - foi a Cuiabá procurar o Comendador para que este indicasse um pistoleiro para assassinar o então prefeito de Santo André (SP), Celso Daniel. Ela disse que a trama para matar Celso Daniel, engendrada por Sombra, "outro freqüentador da mansão do Comendador", deu-se em razão de o ex-prefeito ter descoberto que havia corrupção na prefeitura de Santo André. E disse que ouviu Sombra falar que era preciso "calar o prefeito". Celso Daniel foi seqüestrado e morto em janeiro de 2002.
No mesmo dia do depoimento (31 de maio), o então presidente da CPI dos Bingos, senador Efraim Morais (PFL-PB) solicitou à PF proteção à Zildete. No entanto, disse Heloísa Helena, na terça-feira (3) Zildete apareceu "aos prantos" no estacionamento subterrâneo do Senado pedindo ajuda, pois teria sido desligada do programa de proteção. A senadora informou que Efraim já enviou novo pedido à PF. Heloísa também pediu providências urgentes à Mesa do Senado junto à PF.
- Zildete prestou um depoimento muito grave na CPI dos Bingos. Ela diz que se voltar para Cuiabá vai ser assassinada - disse Heloísa Helena.Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: