César Borges alerta para risco de totalitarismo, se Lula for reeleito

Da Redação | 06/09/2006, 16h37

Ao comentar declaração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva publicada no jornal O Globo, o senador César Borges (PFL-BA) fez um alerta, nesta quarta-feira (6), para o risco de o país ingressar no regime de totalitarismo, caso Lula seja reeleito. Para César Borges, a afirmaçãodo presidente, em comício no Nordeste, de que críticas feitas contra seu governo da tribuna do Senado não merecem ser consideradas, revela "uma perigosa tendência totalitária que poderia ser posta em prática num eventual segundo mandato".

César Borges acusou ainda o governo Lula de praticar estelionato eleitoral em virtude de não haver cumprido vários dos itens constantes do seu programa de governo lançado em 2002, tais como as promessas de eliminação da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF), de crescimento econômico de 7% ao ano e de reforço do pacto federativo.

- A primeira providência do governo do PT foi manter a CPMF.Todos nós que estamos aqui neste Plenário, e temos conta bancária, ao fazer cheque pagamos CPMF, mantida no mesmo valor que veio do governo anterior. Isso é estelionato - disse.

O senador considerou também um estelionato praticado pelo governo federal a duplicação de recursos do programa Bolsa Família. Em sua avaliação, o PT está distribuindo mais verbas para aliciar os eleitores e aumentar a captação de votos.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: