José Jorge classifica de mentira promessas que Lula teria feito em Recife

Da Redação | 24/07/2006, 15h44

O senador José Jorge (PFL-PE) classificou de "enganação, pura mentira e empulhação" as promessas feitas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Recife segundo as quais fará uma reforma política e colocará em prática um plano de desenvolvimento para o Nordeste, caso seja reeleito. O senador pernambucano opinou que, se realmente o presidente tivesse interesse na reforma política e no desenvolvimento do Nordeste, teria feito algum esforço para isso nos três anos e meio de mandato que já cumpriu.

- Até mesmo essa reforma política mais simples aprovada pelo Congresso foi iniciativa do presidente do PFL, o senador Jorge Bornhausen (SC). A base no governo, principalmente na Câmara dos Deputados, fez tudo para que a proposta não fosse aprovada. Durante seu mandato Lula não tomou nenhuma iniciativa sobre reforma política. Agora, em cima da eleição, vem dizer que a fará, se for reeleito - afirmou José Jorge.

Sobre a promessa que o presidente teria feito de um plano de desenvolvimento para o Nordeste, José Jorge destacou que a única iniciativa do governo federal neste sentido, a recriação da Sudene, não saiu do papel. Ele informou que o presidente Lula chegou a encaminhar um projeto para o Congresso em regime de urgência sobre o assunto, mas logo em seguida mandou retirar a urgência na tramitação da matéria.

Mesmo com tramitação normal, lembrou o senador por Pernambuco, o Senado aprovou uma versão melhorada da proposta de recriação da Sudene. De acordo com o senador, "a matéria foi para a Câmara e está novamente engavetada". Um outro projeto, o da transposição do Rio São Francisco, que divide a região, acrescentou José Jorge, também não foi concretizado.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: