Técnicos em Química podem ter piso salarial
Da Redação | 24/05/2006, 14h01
Técnicos de nível médio inscritos nos Conselhos Regionais de Química poderão também ter piso salarial, de acordo com emenda de Plenário aprovada nesta quarta-feira (24) pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS). A emenda, apresentada pelo senador Arthur Virgílio (PSDB-AM), inclui os técnicos em Química como beneficiários do PLS 227/05, que estende aos técnicos de nível médio, regularmente inscritos nos Conselhos Regionais de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea), o piso salarial.
A emenda de Virgílio sugeria ainda que o valor mínimo mensal para o salário desses técnicos deveria ser de R$ 1.155, a partir de 1º de abril deste ano. O relator, senador Paulo Paim (PT-RS), concordou com a emenda, mas retirou o valor nominal. Para ele, se fosse estipulado um valor explícito, o salário da categoria poderia ficar "engessado".
A CAS também aprovou, por unanimidade e em decisão terminativa, substitutivo do senador Flávio Arns (PT-PR) a projeto do senador Paulo Paim (PLS 139/03) que regulamenta o exercício da profissão de ortoptista - profissional com graduação em ortóptica, habilitado à pesquisa, à prevenção e, mediante prescrição médica, ao diagnóstico e tratamento de distúrbios óculo-sensório-motores.
Arns informou que o projeto foi amplamente discutido em audiências públicas e que os debates com especialistas da área e representantes do Conselho Federal de Medicina contribuíram para houvesse consenso do texto final.
O presidente da CAS, senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), ressaltou que, por falta de regulamentação, atualmente o mercado de ortóptica está invadido por amadores e curiosos, pessoas de nível médio, com noções primárias de ciência.
Ao encerrar a reunião, Flávio Arns sugeriu que o Senado parabenize oficialmente a Rede Bandeirantes de Televisão pela exibição de programa sobre o trabalho das Associações de Pais e Amigos de Excepcionais (Apae).Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: