Congresso homenageia Jacques Chirac nesta quinta-feira
Da Redação | 22/05/2006, 18h22
O Presidente da França, Jacques Chirac, que visita o Brasil de quarta (24) a sexta-feira (26), será homenageado em sessão solene do Congresso nesta quinta-feira (25), a partir das 17h. A viagem ao Brasil tem como objetivo "reafirmar as relações tradicionalmente estreitas entre a Europa e América Latina", segundo anúncio da Presidência da República.
Durante a visita, os dois países poderão fechar um acordo de cooperação nuclear na área civil e aprofundar a cooperação na área tecnológica - especialmente no setor aeronáutico. O acordo na área nuclear deverá ser semelhante ao assinado com a Índia, pelo qual a França compromete-se a transferir tecnologia nuclear civil.
Outra questão em negociação entre o Brasil e a França é o projeto de construção da ponte sobre o Rio Oiapoque, ligando o Brasil e a Guiana Francesa - aprovado pelo Congresso em 2001. Na última visita do presidente da França ao Brasil, em 1997, quando também foi homenageado pelo Congresso, o tema principal foi o protecionismo no setor agrícola.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: