Simon propõe operação judicial no estilo "Mãos Limpas", feita na Itália, para combater máfia das ambulâncias

Da Redação | 02/03/2012, 17h44

O senador Pedro Simon (PMDB-RS) propôs, nesta sexta-feira (12), durante discurso no Plenário, que a Procuradoria Geral da República e a Polícia Federal instalem um processo no estilo da operação judicial "Mãos Limpas" - que desbaratou a máfia na Itália -, para investigar, combater e punir os responsáveis pelas fraudes na compra superfaturada de ambulâncias, com recursos da União, destinadas às prefeituras.

Simon disse que sempre foi e é um ardoroso defensor das comissões parlamentares de inquérito (CPIs), mas observou que, a esta altura, o Congresso está desmoralizado para investigar esse fato, na medida em que, de acordo com as denúncias, a maioria dos envolvidos é formada por parlamentares.

Sua proposta é a de que se forme uma comissão a partir da atuação da Procuradoria Geral e da Polícia Federal para investigar o caso. Simon fez um apelo ao senador José Sarney (PMDB-AP) para que use sua influência e prestígio na Casa e converse sobre o assunto com o presidente do Senado, Renan Calheiros, e com as lideranças partidárias.

O senador avaliou que o momento pelo qual o país passa é muito grave, pois se soma aos vários casos de corrupção em diversos setores a crise no relacionamento entre Brasil e Bolívia na questão do fornecimento de gás. Ele elogiou a Petrobras, afirmando que a empresa "é exemplo de trabalho e luta", e disse que o Brasil não merece ser visto como imperialista por alguns países.

Simon também sugeriu o nome de Sarney para estabelecer um entendimento com pessoas de renome nacional, com o objetivo de encontrar uma saída para a crise do país. Ressalvou que não seria nenhum Pacto de Moncloa, "pois este também já está desmoralizado", mas um entendimento de líderes nacionais para que se ache uma saída para os problemas nacionais. O Pacto de Moncloa reuniu, nos anos 70, as principais forças políticas da Espanha para viabilizar a transição do regime franquista para a democracia.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: