Alvaro Dias: Sílvio Pereira tem de esclarecer por que derrubaria a República
Da Redação | 08/05/2006, 16h41
O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) disse nesta segunda-feira (8) que o ex-secretário-geral do PT, Sílvio Pereira, tem a obrigação de esclarecer perante a Comissão Parlamentar de Inquérito dos Bingos por que disse ao jornal O Globo que, se falasse o que sabe sobre o escândalo do mensalão, a República cairia.
De acordo com oparlamentar paranaense, a entrevista de Sílvio Pereira ao jornal carioca confirma as apurações feitas pela Comissão Parlamentar de Inquérito Mista dos Correios e a denúncia oferecida ao Supremo Tribunal Federal (STF) pelo Procurador Geral da República, Antonio Fernando de Souza. Esta refere-se a uma "quadrilha" que teria loteado o Estado com vistas a um projeto de poder de longo prazo.
- Ora, não foi o que disse o Silvinho? Que o publicitário Marcos Valério e o PT pretendiam arrecadar R$ 1 bilhão para um projeto de longo prazo? - questionou Alvaro Dias.
O senador pelo PSDB disse não entender que, na entrevista, Sílvio Pereira tenha isentado o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, uma vez que atribui a Lula, ao ex-chefe da Casa Civil e deputado cassado, José Dirceu, e ao ex-presidente do PT José Genoíno o poder sobre o partido. Assim, se Marcos Valério agiu em conjunto com os donos do poder no PT, o presidente sabia tudo, na opinião de Alvaro Dias.
- O Sílvio Pereira diz que só cumpria ordens - observou o senador.
O parlamentar, entretanto, acha que é tarde para se encaminhar o impedimento de Lula, uma vez que o calendário eleitoral próximo vai tornar exíguos os prazos para o encaminhamento do processo e para a defesa. Alvaro Dias acha que a Ordem dos Advogados do Brasil deveria ter examinado a questão antes, quando o publicitário Duda Mendonça falou à CPI dos Correios sobre o assunto.
Mas, lembrando que a OAB optou por enviar denúncia crime contra Lula ao Ministério Público, o senador disse acreditar que há possibilidade de Lula ser cassado num eventual segundo mandato, como ocorreu com Richard Nixon, nos Estados Unidos.
Marcos Valério pode ser convocado pela CPI dos Bingos
Agripino quer Lula no Congresso se Sílvio Pereira não disser o que sabe
Para Arthur Virgílio, Sílvio Pereira deve explicar de quem tem medo
Marcos Valério não era acobertado pelo governo, diz Ideli
Mão Santa: Sílvio Pereira e Lula são "cúmplices"
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: