ACM afirma que governo usa o Bolsa Família como instrumento de barganha política

Da Redação | 02/05/2006, 16h53

O senador Antônio Carlos Magalhães (PFL-BA) afirmou nesta terça-feira (2), em Plenário, que o governo Luiz Inácio Lula da Silva está lançando mão do programa Bolsa Família como "instrumento de barganha política". Na interpretação do senador, o Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza foi desvirtuado pelo governo federal e "se transformou em uma esmola, que humilha os nordestinos".

- Não foi para isso que nós o criamos. Não o concebemos para vê-lo transformado em menos do que caridade pública. E jamais para que servisse de plataforma política de aventureiros - afirmou Antonio Carlos Magalhães.

No âmbito do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, o Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza é o principal financiador do Bolsa Família, que por sua vez é um dos principais instrumentos do Programa Fome Zero. Na avaliação de Antonio Carlos Magalhães, o governo federal, "populista e sem escrúpulos", está usando o fundo como "mero instrumento de compra de votos".

- Antigamente, ao atacar suas vítimas, os ladrões as ameaçavam com "a bolsa ou a vida". Hoje, no interior nordestino é: "o voto ou a bolsa" - ironizou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: