Aprovada criação do Dia Nacional da Mamografia
Da Redação | 20/04/2006, 14h47
O dia 5 de fevereiro poderá ser o Dia Nacional da Mamografia. Projeto com essa finalidade, de autoria da senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO), foi aprovado pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS), em decisão terminativa. A autora disse que a proposta tem o principal objetivo de reservar uma data para discutir as políticas públicas destinadas à mulher nessa área.
Lúcia Vânia informou que a data foi escolhida pelo fato de a Igreja Católica dedicar o dia à Santa Ágata - protetora das mulheres contra as doenças da mama e padroeira dos mastologistas. O relator ad hoc, senador Geraldo Mesquita Júnior (PPMDB-AC), salientou que a mamografia salva vidas de milhares de mulheres em todo o Brasil e disse que o projeto visa estimular a realização do exame, para que seja possível a detecção de câncer de mama na fase inicial da doença.
Se a doença for diagnosticada no início, destacou o senador Augusto Botelho (PDT-RR), há maior probabilidade de cura do câncer de mama. Botelho informou que mulheres que têm parentes que apresentaram câncer de mama antes dos 50 anos devem fazer a mamografia anualmente. Já aquelas que não têm histórico da doença na família, disse o senador, podem fazer o exame a cada dois anos. Ele aconselhou às mulheres, mesmo que realizem consultas médicas com freqüência, fazerem mensalmente o auto-exame, que é ensinado em qualquer posto de saúde, pois, como observou, a paciente pode começar a desenvolver um tumor no dia seguinte à consulta.
Ato médico
O presidente da Comissão de Assuntos Sociais (CAS), senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), comunicou que na primeira quinta-feira de maio (4) a CAS realizará audiência pública para debater a regulamentação do ato médico (PLS 25/02), conforme requerimento aprovado na comissão. O projeto é de autoria do ex-senador Geraldo Althoff e a relatora é a senadora Lúcia Vânia.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: