Tião Viana lamenta falecimento da professora de medicina da UnB Vanize Macêdo

Da Redação | 03/04/2006, 16h19

O senador Tião Viana (PT-AC) apresentou requerimento de voto de pesar pelo falecimento da professora do Núcleo de Medicina Tropical da Universidade de Brasília Vanize de Oliveira Macêdo, ocorrido no último sábado (1º). O parlamentar também prestou condolências à família da professora, ao presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, Marcelo Simão Ferreira, e ao reitor da UnB, Timothy Martin Mulholland.

Tião Viana, que é médico, disse que Vanize dedicou sua vida à causa da medicina tropical, principalmente no tocante à busca de soluções para endemias que atingem à população de baixa renda e os estados do Centro-Oeste, Norte e Nordeste, como a doença de Chagas, a leishmaniose tegumentar, a malária e a esquistossomose.

O parlamentar manifestou uma gratidão pessoal à doutora por ter sido sua orientadora em três de suas pós-graduações. Dentre elas, ele destacou a tese de doutorado, concluída em 2003, que se tornou referência no assunto, intitulada Estudo Soro-Epidemiológico das Hepatites B e Delta na População de 12 Municípios do Estado do Acre, Brasil.

Tião Viana leu uma extensa biografia de Vanize, destacando sua participação noNúcleo de Medicina Tropical (NMT) da UnB, criado em 1973 pelo professor Aluízio Prata.

- Faço esse registro com a mais elevada consideração. Gostaria de modo sucinto demonstrar a grandeza dessa autoridade científica e enaltecer sua dignidade, ao transformar sua vida pela causa da medicina - disse.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: