Papaléo: pedofilia pela Internet pode estar proliferando no Amapá

Da Redação | 03/04/2006, 17h16

Ao discursar em Plenário nesta segunda-feira (3), o senador Papaléo Paes (PSDB-AP) alertou para a descoberta de um caso de pedofilia pela Internet que teria ocorrido em uma escola pública de Macapá, capital do Amapá. O senador ressaltou que, até recentemente, não se tinha notícia de nenhuma ocorrência do gênero no estado. Mas, disse o senador, segundo um dos promotores que está investigando o caso, há indícios de que esse tipo de crime pode estar proliferando na região.

Entre as medidas que poderiam ser adotadas no combate à pedofilia pela Internet, Papaléo citou a adoção de uma lei similar à que existe no estado de São Paulo, que obriga as chamadas lan houses a utilizar um filtro que impede o acesso de crianças e adolescentes a sites pornográficos, além de exigir delas a identificação de seus usuários. As lan houses são casas de jogos que se utilizam de computadores e da Internet.

O senador citou ainda uma portaria da Vara da Infância e da Juventude que proibiria a entrada de menores de idade em lan houses durantes os horários de aulas, multando - e até fechando temporariamente - aquelas que a desobedecerem.

Já o site www.censura.com.br foi apresentado por Papaléo como "uma iniciativa merecedora dos maiores elogios". Ele explicou que o site se dedica a receber denúncias contra a ação de pedófilos, encaminhando-as a autoridades como o Ministério Público Federal e a Polícia Federal.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: