Heloísa: "Lula é o grande comandante da corrupção e do parasitismo"

Da Redação | 28/03/2006, 17h47

A senadora Heloísa Helena (PSOL-AL) disse nesta terça-feira (28) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva é o principal responsável pela "corrupção e o parasitismo da máquina do Estado" no Brasil. Para a parlamentar, partiu diretamente de Lula a estratégia de livrar-se do ex-ministro da Fazenda, Antonio Palocci, de maneira a que nem os erros nem a demissão do titular da Fazenda "respingassem" na sua imagem.

- Contrariando uma visão elitista, considero que o presidente Lula é um político brilhante, que conhece a fundo a estrutura partidária promíscua. Foi ele que elaborou essa estratégia fraudulenta para ludibriar a opinião pública, a mesma que afastou outros auxiliares, como ex-ministro José Dirceu - afirmou a senadora, que foi expulsa do PT em dezembro de 2003, juntamente com outros parlamentares, por divergir da nova orientação do partido.

Heloísa Helena também criticou o ex-presidente da Caixa Econômica Federal Jorge Mattoso, que determinou a seus subordinados a quebra do sigilo bancário do caseiro Francenildo dos Santos Costa e entregou o extrato diretamente a Palocci. Para a senadora, é "cinismo delinqüente" de Mattoso dizer que cumpriu seu dever ao informar ao Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) sobre movimentações de Francenildo passíveis de serem enquadradas como lavagem de dinheiro. É que a comunicação ocorreu na véspera da publicação dos dados bancários sigilosos pela revista Época, municiada por um assessor de Palocci.

Heloísa disse ainda que ficou clara a perseguição do governo ao caseiro, uma vez que o Coaf acionou o Ministério Público sobre a suspeita num procedimento incomum, pois normalmente apenas 0,6% das comunicações feitas pelos bancos são enviadas para investigação pelos procuradores da República.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: