Diretor da Polícia Federal explicará novo passaporte
Da Redação | 27/03/2006, 14h32
As razões da adoção de um novo passaporte no Brasil serão explicadas pelo diretor-geral da Polícia Federal, Paulo Lacerda, em audiência pública, nesta terça-feira (28), às 10h, na Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA). O presidente do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), Wagner José Quirici, também participará da audiência para informar sobre a nova tecnologia do passaporte brasileiro que foi desenvolvida pela instituição.
Paulo Lacerda deverá informar que amudança é resultado da crescente pressão internacional a partir de 11 de setembro de 2001, quando houve a série de atentados terroristas nos Estados Unidos. De acordo com informações divulgadas na página da Polícia Federal na Internet, por causa da diversidade racial do país, o passaporte brasileiro é um dos mais cobiçados no mercado global da fraude.
A falsificação, porém, segundo informações da Polícia Federal, se tornará impossível com as inovações de segurança do novo passaporte. As alterações visam também a dar maior tranqüilidade aos brasileiros residentes no exterior ou que estejam em viagem, de acordo ainda com informações da Polícia Federal.
O novo passaporte terá a cor azul, seguindo o padrão estabelecido pelo Mercosul, e contará com 16 novos itens de segurança. As mudanças seguem as normas internacionais de segurança estabelecidas pela Organização de Aviação Civil Internacional, agência ligada às Nações Unidas, informa também a Polícia Federal.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: