Heráclito considera deboche dança de comemoração de Ângela Guadagnin
Da Redação | 24/03/2006, 10h32
O senador Heráclito Fortes (PFL-PI) disse em Plenário, nesta sexta-feira (24), que foi inconveniente a atitude da deputada Angela Guadagnin (PT-SP) ao dançar no Plenário da Câmara dos Deputados, no início da madrugada de ontem, para comemorar a absolvição do deputado João Magno (PT-MG). A deputada é membro do Conselho de Ética da Câmara e, para o senador, ela não tem condição moral para continuar no colegiado.
- O PT debocha, não sei se da população ou do Congresso. Não entro no mérito do resultado que absolveu um petista envolvido no mensalão, mas zombar da instituição merece o repúdio da população - disse Heráclito.
O senador defendeu ainda a autonomia de instituições como o Banco Central, a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil, que, na sua opinião, devem ser presididas por funcionários de carreira e não por indicados pelo governo. Ele lembrou que esses profissionais precisam tomar decisões com independência e não agir em defesa dos interesses do governo, como aconteceu com o que chamou de "bisbilhotice" da Caixa em relação à conta do caseiro Francenildo dos Santos Costa, que prestou depoimento esta semana na CPI dos Bingos.
O senador Marco Maciel (PFL-PE), em aparte, destacou que é importante separar o Estado do governo e profissionalizar a função pública. Ele informou que as agências reguladoras já se pautam por esse objetivo, o que, na sua opinião, reforça a postura profissional e independente.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: