Patrícia Saboya cobra medidas contra o envolvimento de crianças no tráfico de drogas

Da Redação | 20/03/2006, 18h35

Ao comentar documentário sobre o envolvimento de crianças e adolescentes no tráfico de drogas em favelas brasileiras, exibido no programa Fantástico, da TV Globo, neste domingo (19), a senadora Patrícia Saboya (PSB-CE) fez um apelo veemente em Plenário, nesta segunda-feira (20), para que o Poder Público - especialmente a classe política - adote medidas urgentes para solucionar o problema.

- Cada minuto sem uma ação contundente de resgate de nossa infância e da nossa adolescência significa a morte de milhares de meninos e meninas. Significa perder essas crianças para o mundo das atividades ilícitas, para as drogas, para a exploração sexual e para o trabalho humilhante e insalubre - alertou.

Patrícia Saboya criticou o Congresso Nacional por não destinar um volume de recursos adequados para a implementação de políticas sociais que priorizem o combate à exploração de crianças e adolescentes. Ela ressaltou ainda que a situação das crianças no país pouco mudou, mesmo após a conclusão, em junho de 2004, dos trabalhos de umaComissão Parlamentar Mista de Inquérito sobre exploração sexual, da qual foi presidente.

- Fizemos recomendações severas e duras no relatório final da comissão. Mas nada foi feito de lá para cá. - disse.

Em apartes os senadores Cristovam Buarque (PDT-DF), Mão Santa (PMDB-PI) e Ideli Salvatti (PT-SC) apoiaram o pronunciamento de Patrícia Saboya. Ideli, reconhecendo as dificuldades no combate ao crime organizado, destacou a implantação pelo governo Lula do programa Consórcio da Juventude em Santa Catarina. O programa destinou inicialmente, informou Ideli, R$ 2,6 milhões para atividades de capacitação de 1.200 jovens carentes em situação de risco.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: