Para José Jorge, presidente Lula está por trás da liminar que impediu caseiro de falar

Da Redação | 17/03/2006, 10h57

O senador José Jorge (PFL-PE) acusou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva de ser o comandante da operação para impedir a investigação que envolve o ministro da Fazenda, Antonio Palocci, com a chamada República de Ribeirão Preto e que culminou com a concessão de liminar, pelo Supremo Tribunal Federal (STF), em mandado de segurança impetrado pelo senador Tião Viana (PT-AC). A decisão impediu o caseiro Francenildo Santos Costa de continuar seu depoimento na Comissão Parlamentar de Inquérito dos Bingos, na última quinta-feira (16).

- Ele não quer (a investigação) e está trabalhando para que a CPI não chegue ao fundo dos problemas que estão sendo investigados - disse.

O caseiro contradisse o depoimento anterior de Palocci, que havia afirmado nunca ter ido à casa alugada no Lago Sul por seus ex-auxiliares para "realizar negócios". José Jorge disse estar admirado com o "caso inédito" no Senado e com o PT, já que o tema vem sendo investigado há cinco meses e os resultados apontam, segundo ele, para o envolvimento da campanha eleitoral do PT com os proprietários de casas de bingo e os ex-assessores do ministro:

- Veio Palocci, (Rogério) Buratti, Ademirson (Ariovaldo), Juscelino (Dourado), (Vladimir) Poleto, todos deram depoimentos sem que o PT pedisse para serem interrompidos - lembrou o senador.

Em aparte, os senadores Arthur Virgílio (PSDB-AM) e Heloísa Helena (PSOL-AL) reafirmaram a impressão de que Francenildo foi honesto em seu depoimento. O senador Mão Santa (PMDB-PI) lamentou que a liminar concedida a Tião Viana "não tenha permitido o fortalecimento do Congresso e da CPI". Já o senador Sibá Machado (PT-AC) colocou em dúvida o depoimento do caseiro, afirmando ter visto "muitas contradições".

- Quero acreditar na palavra do ministro, que reafirma não ter participado daquele tipo de coisa - afirmou. 

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: