Renan viaja ao Chile para a posse de Michelle Bachelet

Da Redação | 10/03/2006, 00h00

O presidente do Senado, Renan Calheiros, viajou nesta sexta-feira (10) para o Chile, onde participará da solenidade de posse de Michelle Bachelet na Presidência daquele país. Embora a sede do governo, o palácio La Moneda, esteja situada na capital, Santiago, a cerimônia de transmissão da faixa presidencial acontecerá em Valparaíso, cidade que abriga a nova sede do Congresso chileno. Renan também será recebido em almoço oferecido pelo presidente do Senado chileno, Sérgio Romero.

Michele Bachelet foi eleita no último dia 15 de janeiro, com 53,51% dos votos válidos, pela frente governista de centro-esquerda Concertación, e receberá a faixa presidencial das mãos do presidente Ricardo Lagos. Bachelet terá um mandato de quatro anos, ao final dos quais a frente Concertación, que também fez a maioria no Congresso, terá completado 20 anos consecutivos no governo.

Na liderança de um país considerado machista e conservador, a socialista Michelle Bachelet já começou a promover uma mudança cultural para iniciar uma nova etapa no Chile, após o término do período de transição democrática capitaneado por Ricardo Lagos. A nova presidente anunciou que metade do seu Ministério será comandado por mulheres.

Logo depois da transmissão da faixa presidencial, Renan retorna ao Brasil. Na próxima semana, ele recebe a visita de Michelle Bachelet, em sua primeira viagem como presidente do Chile.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: