Garibaldi defende normalização de programas que abastecem o Nordeste com milho subsidiado

Da Redação | 09/03/2006, 00h00

O senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN) defendeu nesta quinta-feira (9) a normalização dos programas que visam a abastecer o Nordeste com milho subsidiado. Ele afirmou que esses programas - executados pelo Ministério da Agricultura por meio da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) - vêm enfrentando atrasos, o que prejudica os compradores do produto, entre eles avicultores e suinocultores.

Garibaldi disse que um dos argumentos utilizados para justificar os atrasos é que estariam sendo apuradas irregularidades nesses programas. Mas ele ressalvou que "o produtor não tem nada a ver com isso".

- Se os produtores nordestinos não puderem comprar o milho subsidiado, terão de fazê-lo no exterior, com prejuízo - ressaltou.

O senador destacou que há três modalidades nesse tipo de programa: o Prêmio de Risco para Aquisição de Produto Agropecuário Oriundo de Contrato Privado de Opção de Venda (Prop), o Programa para Escoamento doProduto (PEP) e o Valor para Escoamento de Produto (VEP). Garibaldi disse que "quase todos esses programas foram criados para resolver o problema do escoamento do milho proveniente da região Centro-Oeste". E frisou que a avicultura nordestina, por exemplo, é totalmente dependente desse escoamento.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: