Valadares pede solução para dívida dos pequenos agricultores nordestinos

Da Redação | 02/03/2006, 00h00

O senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) concitou os senadores nesta quinta-feira (2) a solicitarem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva a edição de uma medida provisória sobre a renegociação das dívidas dos pequenos agricultores do semi-árido nordestino. Valadares lembrou que o presidente da República deve vetar o projeto (PLC 142/05) aprovado pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal durante a convocação extraordinária e que trata da repactuação das dívidas dos agricultores do Nordeste.

De acordo com Valadares, se entre os devedores existem cerca de 500 empresários responsáveis por mais de 50% das dívidas agrícolas e que não podem ser atendidos em virtude do volume das suas dívidas, que se atendam os pequenos agricultores, que são a força da produção agrícola do Brasil.

- O pequeno agricultor nordestino precisa dessa repactuação para obter novas fontes de financiamento. Torcemos para que, com as chuvas de abril e maio eles possam produzir seu feijão, sua batata, seu inhame e cuidar da sua família - disse Valadares.

O senador informou que fez um giro por vários municípios do estado e constatou que um grande número deles já está sofrendo os efeitos da seca.

Convocação

Antonio Carlos Valadares também destacou os resultados da convocação durante a qual foram aprovadas mais de 120 matérias. Ele ressaltou, entre essas propostas, a redução do recesso parlamentar de 90 para 55 dias, o fim da remuneração dos parlamentares pela convocação extraordinária, a limitação da edição de medidas provisórias e a revitalização do Rio São Francisco.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: