Rádio Senado apresenta as atividades do Senado desde 1826

Da Redação | 17/02/2006, 00h00

A primeira sessão ordinária do Senado foi realizada em maio de 1826, quando foi eleita sua primeira Mesa Diretora. Eram 50 os senadores, com cargos vitalícios, idade mínima de 40 anos e rendimento anual de pelo menos oitocentos mil réis. O Poder Legislativo havia sido instituído havia dois anos, pela Constituição Política do Império do Brasil, outorgada em março de 1824. Esses e outros detalhes estão na série de 45 programas que a Rádio Senado elaborou para comemorar os quase dois séculos de atividade legislativa.

O programa 180 anos do Senado Federal traça a linha do tempo do Senado, resgatando dados históricos da instituição a partir da Roma Antiga. Quem quiser acompanhar a trajetória, deve sintonizar em 91,7 MHz, às 21h deste sábado (18). O programa será reprisado no domingo (19), no mesmo horário. Outras informações sobre a história do Senado estão em http://www.senado.gov.br/noticias/historia/entrada.htm.

A Rádio Senado mostra também em outras produções de sua programação que o Senado continua participando da História do Brasil, aprovando projetos de interesse da comunidade. No programa Conexão Senado, que vai ao ar na segunda-feira (20), às 12h, a emissora apresenta um debate sobre o uso do gás natural no Brasil, discutindo com especialistas e com os ouvintes o conteúdo do projeto de lei que tramita no Senado dispondo sobre o marco regulatório do gás.

O projeto determina que a política energética nacional terá a finalidade de aumentar a utilização do produto na economia, incentivar a expansão da produção e da infra-estrutura de transporte e armazenagem já existente no país. Os ouvintes podem participar encaminhando perguntas ou sugestões para o endereço de e-mail conexao@senado.gov.br, pelo telefone (61) 3311-1261, ou pelo fax (61) 3311-2777.

As atividades do Senado, ainda, podem ser conhecidas em matéria especial preparada pela Rádio Senado. No programa Balanço da Convocação está o resultado do trabalho dos parlamentares no período de 16 de janeiro até a última terça-feira (14). O programa reprisa as discussões e votações de matérias como a proposta de emenda à Constituição que decretou o fim do pagamento extra aos deputados e senadores nas convocações extraordinárias, bem como a redução do recesso parlamentar.

Essa e outras propostas aprovadas estão no Balanço da Convocação, que a Rádio Senado exibe às 20h desta sexta-feira (17), com reapresentação no sábado (18), às 10h, e no domingo (19), às 17h.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: