Quintanilha registra que Tocantins tem cinco dos municípios mais pobres do país

Da Redação | 06/02/2006, 00h00

O senador Leomar Quintanilha (PCdoB-TO) registrou nesta segunda-feira (6) que dados recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) publicados em jornal de grande circulação apontam que dos dez municípios mais pobres do país, cinco estão no estado do Tocantins. Quintanilha avalia que é preciso repensar o pacto federativo para garantir a melhor distribuição dos recursos arrecadados em forma de impostos da população.

- São os prefeitos municipais que sofrem a pressão, que tem responsabilidade muito grande, a quem a população recorre, em busca de atendimento para necessidades básicas de saúde, educação, água, saneamento. É preciso acabar com a situação de pobreza - salientou o parlamentar.

Quintanilha lamentou que, em 17 anos de existência, o Tocantins, mesmo tendo criado novos municípios para garantir que chegassem a eles os recursos, ainda recebem apenas uma parcela ínfima de impostos arrecadados na região.

Para o senador, o êxodo rural, fenômeno não apenas brasileiro mas mundial, é acentuado, no Brasil, pelo abandono e pela desassistência do homem do campo, que acabou se deslocando para a periferia das grandes cidades, sem condições de disputar vagas com as pessoas da cidade pela falta de escolaridade.

- Nos últimos 50 anos, passou de 70% para 18% o número de pessoas morando no campo - destacou.

Quintanilha criticou ainda a lentidão da Reforma Agrária, que, com seus "passos equivocados", acaba gerando crises, confrontos, mortes e disputa desigual por um pedaço de terra. Segundo ele, grande número de pessoas do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), desconhecem o preparo e a época adequados para colher aquilo que plantam,os assentamentos são feitos sem vínculo com as prefeituras e sem infra-estrutura adequada.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: