Paim lembra que JK concedeu o maior salário mínimo da história

Da Redação | 01/02/2006, 00h00

Ao explicar que um compromisso fora do Senado o impediu de se pronunciar durante a sessão que homenageou o ex-presidente Juscelino Kubitschek, o senador Paulo Paim (PT-RS) lembrou ter sido JK quem concedeu o maior salário mínimo da história do país: um valor que hoje corresponderia a R$ 750. Ele lamentou que, depois de Juscelino ter deixado o poder, o trabalhador brasileiro tenha visto seu poder de compra cair.

- Juscelino conseguiu mostrar que o país pode ter um salário mínimo elevado sem que isso traga impactos negativos para a economia. Na época que JK presidiu o país eu tinha oito anos de idade. Meu pai ganhava salário mínimo e tinha dez filhos, contando comigo. Mesmo vivendo com dificuldades, nós tínhamos casa própria. É bom registrar que, quando reajustava o salário mínimo, JK também concedia o mesmo percentual para aposentados e pensionistas - lembrou Paulo Paim.

O senador pediu ao atual governo que siga o exemplo de JK e conceda aos aposentados e pensionistas o mesmo percentual que reajustará o salário mínimo. Ele convidou os demais senadores a participarem, no próximo dia 13, às 14h, da homenagem que o Senado prestará, na hora do expediente aos aposentados e pensionistas.

Em aparte, o senador Romeu Tuma (PFL-SP) rebateu argumentos utilizados para não conceder aos aposentados o mesmo percentual de reajuste dado aos trabalhadores da ativa, como o de que eles teriam menos gastos em roupas, sapatos e transporte para trabalhar. Tuma ressaltou que se alguns gastos diminuem, outras despesas aumentam, como as com medicamentos e hospital.

Na mesma linha, o senador Ramez Tebet (PMDB-MS) opinou que não é justo um ser humano chegar ao fim de sua vida condenado a enfrentar tantas dificuldades financeiras para sobreviver. Já o senador Leomar Quintanilha (PC do B-TO) destacou a importância da decisão de JK transferir a capital do país para Brasília. Ele disse que a medida proporcionou ao interior do país acelerar seu desenvolvimento.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: