Projeto dá nova denominação ao aeroporto de Uberaba
Da Redação | 30/01/2006, 00h00
O senador Aelton Freitas (PL-MG) quer que o aeroporto de Uberaba, em Minas Gerais, seja denominado Aeroporto de Uberaba - Mário de Almeida Franco. Com esse projeto (PLS 153/05), que aguarda decisão terminativa na Comissão de Educação (CE), ele pretende homenagear o pecuarista e aviador que, em sua opinião, contribuiu significativamente para o desenvolvimento da região e para o sucesso do agronegócio brasileiro.
O parlamentar disse que a Câmara Municipal de Uberaba já atribuiu o nome de Mário de Almeida Franco a esse aeroporto. Mas, tratando-se de um aeroporto federal, é necessário que tal homenagem seja consagrada pelo Congresso Nacional.
De acordo com o parlamentar, Mário de Almeida Franco foi um dos maiores criadores e exportadores nacionais de gado zebu e um homem que defendeu pioneiramente a vacinação do gado contra a febre aftosa, iniciativa posteriormente encampada e transformada em campanha oficial pelo governo federal.
Na justificativa do projeto, Aelton Freitas também diz que Mário de Almeida Franco foi um dos primeiros proprietários de avião daquela região, tendo contribuído para o desenvolvimento aeronáutico, visto que oferecia seu campo de aviação para que diversos pilotos pudessem cumprir as horas de vôo necessárias para a obtenção do brevê.
"Além disso, ele doou a área onde se localiza o aeroporto de Uberaba, que integrava fazenda de sua propriedade, hoje um dos cartões postais da cidade", disse ainda o senador, em defesa do projeto.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: