Mão Santa critica lucro dos bancos no governo Lula

Da Redação | 30/01/2006, 00h00

O senador Mão Santa (PMDB-PI) disse nesta segunda-feira (30) que a voracidade com que os bancos reajustam suas tarifas no governo de Luiz Inácio Lula da Silva é sem paralelo na história brasileira, ao divulgar levantamento realizado pelo Instituto Nacional de Estudo e Pesquisa em Administração. A pesquisa, disse o senador, revela que nos últimos cinco anos a receita obtida com as taxas de prestação de serviços bancários aumentou em 130%.

Somente nos 12 maiores bancos a receita com a cobrança saltou de R$ 16 bilhões em 2002 para R$ 37,4 bilhões em 2005, informou Mão Santa. Retirando a inflação, o ganho com as tarifas subiu 51%, enquanto que os gastos com pessoal caiu em 3%, como conseqüência da demissão de cerca de 50 mil bancários, disse o senador com base na pesquisa.

- Em resumo: os bancos estão utilizando as novas tecnologias para cobrar mais prestação de serviços aos correntistas e para demitir gente e reduzir sua folha de pagamentos - comentou o senador.

Mão Santa disse que essa situação "não merece o interesse do Banco Central porque Lula colocou uma raposa para tomar conta do galinheiro", referindo-se ao presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, que já foi presidente de bancos privados.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: