Programa exibe a devastação e a beleza do Cerrado
Da Redação | 20/01/2006, 00h00
A devastação sofrida nos últimos 30 anos pelo cerrado brasileiro não eliminou a beleza e a diversidade da flora e da fauna que ainda hoje representam 5% do conjunto de plantas e animais de todo o planeta. Esse ecossistema é o assunto do especial Cerrado - O Bioma Ameaçado que a TV Senado coloca no ar neste final de semana.
O Cerrado, nome regional aplicado à savana brasileira, é o segundo maior bioma do país, superado apenas pela Floresta Amazônica. Já representou 85% do planalto central do Brasil, que abriga os estados de Goiás, Minas Gerais e partes de Tocantins, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A partir da segunda metade da década de 1960, passou a sofrer as conseqüências de programas de desenvolvimento do Centro-Oeste, voltados para a agricultura e a pecuária. Em 30 anos, a região passou a produzir 70% da carne bovina do pais, mas o cerrado registroua redução gradual e rápida da sua biodiversidade.
Cerrado - O Bioma Ameaçado mostra que a savana brasileira, apesar da devastação, ainda abriga cerca de cinco mil tipos de plantas e mais de 1.600 espécies de mamíferos, aves e répteis na região. Desse universo, 40% dos vegetais e 30% dos animais são produções exclusivas do cerrado.
Conheça essa diversidade de flora e fauna no programa que vai ao ar nesta sexta-feira (20), às 22h30, no sábado (21), às 16h e às 21h30, e no domingo (22), às 15h30 e 22h.
Também neste final de semana, a TV Senado exibe uma entrevista exclusiva com a flautista e musicóloga Dolores Tomé, filha de João Tomé, músico cego que compôs cerca de 400 valsas, polcas e choros. No programa Espaço Cultural, a artista exibe a obra deixada pelo pai e expõe sua especialização em Musicografia Braile. Conta que, além de interpretar as composições, dedica-se ao ensino de música para cegos, a partir da transcrição da obra do pai para o braile. Seu trabalho está registrado no CD Piquenique.
O Espaço Cultural será exibido no sábado (21), às 24h, e no domingo (22), às 14h30.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: