"Mundo da política é excremento da democracia", diz Heloísa

Da Redação | 16/01/2006, 00h00

A senadora Heloísa Helena (PSOL-AL) afirmou, nesta segunda-feira (16), que a convocação extraordinária do Congresso Nacional proporcionou ao país uma excelente oportunidade para refletir sobre o significado da política no Brasil. Para ela, "o mundo da política é o excremento da democracia".

Ela se sentiu à vontade para dizer que, nesse período, trabalhou de segunda a sexta-feira, o que, ressaltou, não seria um "ato heróico", mas uma "obrigação constitucional".

Heloísa criticou os colegas parlamentares que dizem que não compareceram ao Congresso porque estavam atuando junto às suas bases. A senadora disse que o trabalho com as bases pode ser feito nos fins de semana ou durante o recesso.

A representante do estado de Alagoas, que doou os salários extras que recebeu pela convocação extraordinária, contou que, como cristã, se sente fracassada por ter sido obrigada a dar publicidade a um ato de caridade.

- Respeito os meus colegas que devolveram os salários ao Tesouro, mas não conseguiria entregar o dinheiro àqueles piratas que patrocinam orgias com recursos públicos roubados - disse ela.

Em aparte, o senador Alvaro Dias (PSDB-PR) ressalvou que, assim como há os que destroem a instituição parlamentar, a generalização provoca injustiças e desestimula. O senador Heráclito Fortes (PFL-PI), por sua vez, criticou o Congresso por não ter permitido que o governo assumisse o ônus da convocação extraordinária.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: