Zambiasi defende escolta para carros-forte em estradas
Da Redação | 14/12/2005, 00h00
O senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS) apresentou nesta quarta-feira (14), em Plenário, projeto que determina que o transporte intermunicipal de valores em carros-forte seja feito com a obrigatoriedade de escolta por veículo de empresa especializada, com a presença de, no mínimo, dois vigilantes. O senador justificou a medida diante da inquietação dos empresários e vigilantes de transportes de valores em carros-forte com o aumento dos assaltos a esses veículos nas rodovias do Rio Grande do Sul, por exemplo.
Zambiasi citou notícia publicada no jornal Zero Hora, do último dia 5, segundo a qual uma quadrilha armada com fuzis e metralhadoras, armas de uso restrito, conforme enfatizou, atacou um carro-forte que estava desacompanhado de escolta numa estrada intermunicipal, matou dois vigilantes e levou R$ 900 mil.
- Na ação, os criminosos usaram um caminhão para abalroar o blindado, que foi jogado para fora da pista - disse o senador, acrescentando que ocorrências semelhantes têm sido registradas também na região serrana do estado.
Zambiasi lembrou que a Lei 7.102/1983, que trata do transporte de valores, não faz qualquer menção à obrigatoriedade de escolta em deslocamentos de longas distâncias, em que os veículos transportadores ficam mais vulneráveis.Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: