Centenário de Érico Veríssimo recebe homenagem da TV Senado
Da Redação | 14/12/2005, 00h00
O centenário de nascimento do escritor gaúcho Érico Veríssimo, celebrado neste sábado (17), será lembrado pela TV Senado neste final de semana, com a exibição de O Tempo de Érico, programa da série Senado Documento. O documentário transmite ao telespectador as principais características da vida e da obra do autor de O Tempo e o Vento, trilogia que narra o processo de formação cultural e política dos habitantes do Rio Grande do Sul. O programa será exibido na sexta-feira (16), às 22h30; no sábado (17), às 16h30 e 21h30; e no domingo (18), às 15h30 e às 22h.
O Tempo de Érico mostra o escritor que foi um reconhecido contador de histórias, de estilo simples e com temática tipicamente gaúcha. Considerado uma das grandes expressões brasileiras na literatura de ficção, Érico Veríssimo passou três meses nos Estados Unidos, em 1941, a convite do Departamento de Estado daquele país, divulgando a atividade literária do Brasil em uma série de palestras. Essa experiência foi relatada por ele no livro Gato Preto em Campo de Neve. Retornou aos Estados Unidos dois anos depois, durante a ditadura do presidente Getúlio Vargas, e lá ficou lecionando Literatura Brasileira, na Universidade da Califórnia, por quatro anos.
Em 1947, Érico começou a escrever O Tempo e o Vento, inicialmente previsto para ter apenas um volume de aproximadamente 800 páginas. Quinze anos depois e tendo escrito mais de duas mil páginas, o autor resolver transformar a obra em uma trilogia composta pelos livros O Continente, O Retrato e O Arquipélago, que marcou definitivamente a carreira do escritor. Essas e outras curiosidades sobre a vida de Érico Veríssimo estão no documentário dirigido pelo jornalista Deraldo Goulart, que buscou no estado de origem do escritor as imagens (feitas pelo cinegrafista Lúcio Alves) e as informações (obtidas pela produtora Mayra Cunha) que integram o programa.
Ainda neste final de semana, a TV Senado exibe uma novidade da música brasileira: a banda SoulZé, do Ceará. Com repertório próprio, misturando ritmos como baião, coco, sambafunk e maracatu, o grupo faz um trabalho voltado para temas sociais. O programa será exibido na sexta-feira (16), às 23h30; no sábado (17), às 21h; e no domingo (18), às 23h.
Para saber mais informações sobre a programação da TV Senado deste final de semana, acesse www.senado.gov.br/tv.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: