Mão Santa defende "reinstituição" da Sudene

Da Redação | 13/12/2005, 00h00

Momentos antes da votação em Plenário do projeto de lei da Câmara (PLC 59/04 - Complementar), com origem no Executivo, que institui a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), marcada para esta terça-feira (13), o senador Mão Santa (PMDB-PI) relembrou aspectos da história da autarquia e destacou sua importância para o desenvolvimento da Região Nordeste.

Em respeito à memória e aos feitos da instituição, criada pelo presidente Juscelino Kubitscheck em 1959, Mão Santa informou que vai apresentar emenda para substituir o verbo "institui" por "reinstitui" na ementa do PLC 59/04 - Complementar. Em vez de recriar a Sudene por meio de projeto de lei, o entende que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deveria ter enviado medida provisória com esse objetivo logo após assumir o cargo, cumprindo, assim, promessa feita durante a campanha eleitoral.

- É preciso restaurar a dignidade daqueles que fizeram a Sudene. Foi a truculência de Fernando Henrique que fechou a Sudene, acusada de envolvimento com corrupção - afirmou.

Em aparte, o senador Romeu Tuma (PFL-SP) elogiou a defesa da autarquia por Mão Santa e lamentou que os governantes, frente a indícios de crime envolvendo órgãos públicos, optem por extingui-los em vez de apurar e responsabilizar os acusados de irregularidades.

- Isso traduz a falta de coragem em apurar a situação - disse o senador.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: