Rose Marie Muraro é declarada patrona do feminismo nacional
Da Redação | 08/12/2005, 00h00
Foi aprovado nesta quinta-feira (8) projeto de lei da deputada Laura Carneiro (PFL-RJ) que declara a escritora Rose Marie Muraro patrona do feminismo nacional. Durante a discussão do PLC 115/05, a relatora da proposta, senadora Iris de Araújo (PMDB-GO), destacou a importância histórica de Rose Marie - escritora vanguardista do movimento feminista no país.
A senadora Heloísa Helena (PSol-AL) lembrou que os textos de Rose Marie Muraro foram a primeira leitura sobre feminismo para muitas pessoas no Brasil. Ela ressaltou a importância de obras da escritora sobre a relevância da questão de classe na vidada mulher brasileira.
O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) aplaudiu a aprovação da matéria e frisou a importância do trabalho de Rose Marie Muraro para provocar uma maior conscientização de homens e mulheres em relação ao papel que as mulheres devem ter na construção do mundo. O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) também manifestou seu apoio ao projeto e qualificou Rose Marie como uma heroína do país.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: