PT aprofundou a política neoliberal, diz Almeida Lima
Da Redação | 07/12/2005, 00h00
Ao estabelecer um paralelo entre as políticas econômicas adotadas pela Argentina e Brasil recentemente, o senador Almeida Lima (PMDB-SE) afirmou, nesta quarta-feira (7), que o Partido dos Trabalhadores (PT) se rendeu ao Fundo Monetário Internacional (FMI) e aprofundou a prática do neoliberalismo no país.
O senador fez um alerta ao governo federal para que sejam feitas mudanças profundas na política econômica a fim de se evitar o estabelecimento do caos no Brasil. A crise, de acordo com Almeida Lima, poderá ser de grandes proporções e mais vexatória do que a enfrentada pelo governo argentino de Carlos Menem.
- Não devemos esquecer que a economia brasileira é superior quatro vezes à da Argentina, embora este número já tenha sido maior. Portanto, o tombo dos que estão mais alto é sempre maior e mais dolorido, não esqueçam- alertou o parlamentar por Sergipe.
Almeida Lima criticou o governo por não ter se solidarizado com a Argentina no momento em que aquele país decretou a moratória de sua dívida externa no final de 2001, após apresentar quatro anos de queda consecutiva do Produto Interno Bruto (PIB). Lula preferiu, ao contrário, surpreender o FMI ao cumprir metas econômicas mais ousadas do que as exigidas, lembrou o senador.
Em aparte, Heloísa Helena (PSOL-AL) e Mão Santa (PMDB-PI) apoiaram o pronunciamento de Almeida Lima. Leonel Pavan (PSDB-SC) afirmou que seu partido, se voltar ao governo, deverá "corrigir os erros" praticados na condução da política econômica.Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: