500 mil CDs e DVDs piratas são destruídos em frente ao Congresso

Da Redação | 06/12/2005, 00h00

Quinhentos mil CDs e DVDs falsificados, recolhidos em todo o Brasil, foram esmagados por um trator com rolo compressor nesta terça-feira (6) em frente à rampa do Congresso Nacional, em protesto contra a cópia ilegal de originais. O ato, organizadopelo Conselho Nacional de Combate à Pirataria (CNCP), pelo Fórum Permanente de Entidades Contra a Pirataria e pela Frente Parlamentar de Combate à Pirataria, tem o objetivo de alertar os consumidores para o problema, no Dia Nacional de Combate à Pirataria e Biopirataria, comemorado oficialmente em 3 de dezembro.

Segundo o diretor da Associação Brasileira das Produtoras de Disco, Eduardo Rojo, de janeiro a novembro de 2005 mais de 26 milhões de produtos fonográficos (CDs e DVDs gravados e virgens) foram apreendidos em todo o território nacional. Em 2004, foram 17 milhões de peças apreendidas em todo o ano.

- O ano de 2005 marcou de forma importante a percepção do governo federal para o problema, por meio da realização de operações conjuntas das polícias Federal e Rodoviária Federal e da Receita Federal nas áreas de fronteira - afirmou Eduardo Rojo.

Para o secretário executivo do CNCP, Márcio Gonçalves,a meta agora é fazer um trabalho semelhante nos estados e municípios, com o objetivo de fechar os pontos de venda de produtos piratas e orientar o consumidor para a importância do combate à falsificação. Na opinião do secretário-executivo, a adoção de medidas repressivas não é suficiente para acabar com o consumo de produtos piratas.

- Além de conscientizar os consumidores para os malefícios da aquisição de produtos falsificados, estamos trabalhando também para aproximar cada vez mais o preço dos produtos originais do praticado para os piratas, para que o consumidor não se depare com valores tão discrepantes - destacou Márcio Gonçalves.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: