Câmara cassa mandato de José Dirceu

Da Redação | 01/12/2005, 00h00

O Plenário da Câmara cassou o mandato do deputado José Dirceu (PT-SP) por 293 a 192 votos, numa sessão extraordinária que acabou à meia-noite e 10 minutos desta quinta-feira (1). A maioria dos deputados resolveu acatar a recomendação do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara, adotada no último dia 4, para a cassação do mandato de José Dirceu por falta de decoro parlamentar. Houve oito abstenções, um voto em branco e um voto nulo.

O relatório do deputado Júlio Delgado (PSB-MG), aprovado pelo Conselho de Ética, considerou que José Dirceu quebrou o decoro parlamentar e que esteve envolvido no suposto esquema do pagamento de mensalão, no qual o governo do PT teria distribuído recursos a parlamentares para que votassem a favor das propostas do Executivo no Congresso.

José Dirceu levou quase seis meses para ser cassado, a contar das denúncias que partiram do então deputado Roberto Jefferson, em 14 de junho, até a sessão plenária que se encerrou na madrugada de hoje. Ele tentou várias vezes anular o processo de cassação de seu mandato no Conselho, por meio de recursos junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) e à Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania. A votação do parecer do Conselho de Ética no Plenário foi adiada e remarcada duas vezes em razão de recursos apresentados por José Dirceu junto ao STF.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: