Iris pede mais ousadia no corte dos juros
Da Redação | 30/11/2005, 00h00
A senadora Iris de Araújo (PMDB-GO) reclamou da política de juros praticada pelo governo e pediu mais ousadia no corte das taxas. Em discurso nesta quarta-feira (30), ela argumentou que os juros altos prejudicam a economia porque inibem o consumo, afetam a produção e provocam o aumento do desemprego.
Iris de Araújo pediu que os juros, que são definidos mensalmente pelo Comitê de Política Monetária (Copom), sejam reduzidos de forma mais rápida. Para ela, os cortes de meio ponto percentual, ocorridos nos últimos meses, são decepcionantes.
- O monstro da inflação já perdeu muito da sua fúria, mas ele se torna bode expiatório para manter os juros na estratosfera - afirmou a senadora.
Iris de Araújo justificou suas críticas com as estatísticas mais recentes divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que revelaram uma queda de 1,2% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro no terceiro trimestre de 2005 em relação ao trimestre anterior.
O senador Almeida Lima (PMDB-SE) opinou que a política de juros do governo representa uma lógica perversa que procura frear o crescimento para obter reservas e pagar a dívida.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: