Garibaldi espera que Câmara derrube a verticalização
Da Redação | 28/11/2005, 00h00
O senador Garibaldi Alves (PMDB-RN) anunciou nesta segunda-feira (28) sua expectativa de a Câmara dos Deputados rejeitar amanhã a cláusula da verticalização, proposta que obriga os partidos a seguirem, nas eleições estaduais, a mesma coligação feita pelos candidatos à Presidência da República.
- O governo tem agido como se o Brasil fosse uma ilha homogênea e não uma federação de estados. Querem impor a obrigatoriedade na reprodução das alianças formadas para a eleição presidencial - afirmou.
Garibaldi explicou que, na essência, é favorável à verticalização, mas, na prática, é impossível acomodar conflitos e interesses locais ignorados pelas cúpulas partidárias. Ele disse que gostaria de ver a volta de partidos com expressão nacional, como os extintos PSD e UDN, e defendeu uma reforma política profunda, que fortaleça os partidos.
O senador Mão Santa (PMDB-PI) disse, em aparte, que não é preciso modificar a lei a todo momento, mas sim respeitá-la, como fazem os Estados Unidos da América. Ele assinalou que as eleições americanas são realizadas da mesma maneira há 200 anos. A senadora Heloísa Helena (PSOL-AL) disse que a verticalização é tema de um debate "meramente eleitoralista", mantido apenas para resolver o problema entre o PT e o PSDB.Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: