Rádio Senado homenageia Castro Alves e seu Navio Negreiro
Da Redação | 25/11/2005, 00h00
Para lembrar a passagem do Dia da Consciência Negra, no último dia 20, a Rádio Senado homenageia o poeta Castro Alves neste final de semana. O programa Prosa e Verso, que vai ao ar no sábado (26), às 9h, mostra os seis cantos do famoso poema Navio Negreiro. Com grande expressividade e romantismo, o poema de Castro Alves transporta o ouvinte, em imaginação, ao tombadilho e ao porão de um navio negreiro, fazendo uma crítica ao fato de a bandeira brasileira - símbolo maior da cidadania - estar sempre hasteada nesses navios que transportam dor e sofrimento.
Ainda na área cultural, os fãs de Dick Farney poderão deliciar-se com a voz desse brasileiro nascido Farnésio Dutra da Silva, que começou sua carreira interpretando, em programas de rádio, um repertório erudito de piano. Mais tarde, Dick Farney imortalizou, com sua voz, sucessos como Marina, de Dorival Caymmi; Copacabana, de João de Barro e Alcyr Pires; e Você, de Antônio Carlos Jobim e Vinícius de Moraes.
No programa Música do Brasil deste sábado, que vai ao ar às 16h, apresentado pelo escritor e ex-senador Artur da Távola, será apresentada ainda uma entrevista com Dick Farney, quando ele relembra os grandes momentos de sua carreira.
Já na segunda-feira (28), o programa Conexão Senado lembra que 1º de dezembro é o Dia Mundial de Luta Contra Aids e, por essa razão, vai discutir as ações que o governo vem efetivando para combater a doença e a forma como a sociedade está encarando o problema. Um relatório da Organização das Nações Unidas divulgado recentemente informa que cinco milhões de pessoas foram infectadas pelo vírus, em 2005, em todo o mundo - o maior salto desde que o primeiro caso foi descoberto, em 1981. O programa vai ao ar às 12h e os ouvintes podem participar com perguntas e comentários. Mais detalhes sobre esses e outros programas da TV Senado na página da Rádio Senado (www.senado.gov.br/radio/nossosProgramas.asp).
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: