Mozarildo denuncia descaso da Funasa com os índios

Da Redação | 25/11/2005, 00h00

O senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) denunciou nesta sexta-feira (25), em Plenário, o descaso com que, na sua opinião, a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) vem conduzindo a questão da saúde indígena na Região Amazônica. O senador afirmou também não entender por que a Funasa preferiu assinar convênios com organizações não-governamentais (ONGs) e outras entidades, como a Fundação Universidade de Brasília (FUB), para prestar assistência aos índios, em vez de firmá-los com o governo de Roraima, a universidade do estado ou mesmo o Exército, que tem uma base instalada naquela região, próxima a uma aldeia Ianomâmi.

Segundo Mozarildo, as ONGs estão mais preocupadas com a demarcação de terras indígenas do que com a própria saúde dos índios que vivem nessas terras.

- O Brasil está abrindo a guarda para que organismos não-governamentais tomem conta de uma terra imensa como é a Amazônia, mas o índio que está lá não vem recebendo assistência adequada nem na área da saúde e nem na da educação - reclamou Mozarildo.

O senador leu, em Plenário, várias manchetes de jornais que retratam, segundo ele, a revolta dos índios Ianomâmi em relação à atuação da Funasa. Mozarildo disse ainda que pretende encontrar-se com o presidente da Fundação, em breve, para discutir as denúncias de descaso.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: