José Jorge: resultados do Enem não servem para avaliar a educação
Da Redação | 25/11/2005, 00h00
Ao comentar, nesta sexta-feira (25), a divulgação do resultado da oitava edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o líder da Minoria, senador José Jorge (PFL-PE), disse que o exame não tem nenhuma utilidade como fonte de pesquisa estatística sobre a área de educação. Para o senador, o gasto na elaboração da prova é um desperdício dos recursos públicos.
José Jorge salientou que, de acordo com informações do presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Reynaldo Fernandes, o exame é feito para comparar o desempenho dos estudantes de uma mesma edição e os participantes do Enem não constituem uma mostra de população bem definida. Para o senador, se não houver dados que representem um período histórico confiável, não será possível avaliar o processo educacional brasileiro.
- Como professor universitário de Estatística, não entendo que serventia tem um exame que não constitua uma amostra estatisticamente representativa da população e que não possa ser comparado ano a ano - observou.
O senador declarou ainda que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na sua opinião, demonstra "pouco caso com a educação nacional", pois o ministro da Educação e o presidente do Inep são substituídos freqüentemente. Para José Jorge, essas substituições, além de sempre trazerem alterações às prioridades estabelecidas em administrações anteriores, tumultuam os programas na área educacional.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: