Iris quer biblioteca digital para deficientes visuais

Da Redação | 25/11/2005, 00h00

A senadora Iris de Araújo (PMDB-GO) apresentou projeto determinando que o poder público disponibilize na Internet arquivos digitais com livros do Programa Nacional do Livro Didático, do Programa Nacional do Livro para o Ensino Médio e outros programas oficiais de leitura. Seu objetivo é fazer com que os deficientes visuais possam ouvir os arquivos lidos por computadores equipados com multimídia, com a ajuda de programas específicos.

O projeto (PLS 384/05)prevê ainda que sejam digitalizados livros cujos autores autorizem sua reprodução ou que sejam de domínio público. Além de ficarem disponíveis na Internet, os arquivos serão colocados à disposição de bibliotecas públicas e entidades de educação de deficientes visuais.

De acordo com a proposta de Iris de Araújo, os portadores de deficiência visual poderão ter acesso ao conteúdo de livros didáticos, técnicos, científicos e literários graças a uma possibilidade oferecida pela tecnologia de informação.

- Até recentemente, o portador de deficiência visual só tinha acesso autônomo a livros editados em braile ou àqueles que tivessem versão em áudio, ou ainda precisava recorrer à leitura feita por outra pessoa - afirmou a senadora.

A proposta de Iris de Araújo será examinada pelas Comissões de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), de Educação (CE) e de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH). Nessa última terá decisão terminativa.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: