Suplicy destaca importância do Dieese em homenagem prestada pelo Senado

Da Redação | 23/11/2005, 00h00

Os 50 anos de fundação do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio-Econômicos (Dieese), que transcorrerão no dia 22 de dezembro, foram comemorados antecipadamente pelo Senado Federal na tarde desta quarta-feira (23). Autor do requerimento que dedicou a Hora do Expediente à homenagem, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) destacou que a criação da instituição quebrou o monopólio de informações sobre custo, nível e padrão de vida.

- O Dieese foi criado para subsidiar os trabalhadores através de estudos e pesquisas na disputa política por melhores condições de vida e de trabalho no Brasil. Pode-se dizer que a instituição foi o presente de Natal mais útil que os trabalhadores já receberam. Hoje ele é considerado uma das instituições de maior credibilidade do país - afirmou Eduardo Suplicy.

O senador por São Paulo lembrou que a história do Dieese começou oficialmente quando um grupo de 21 dirigentes sindicais de São Paulo decidiu construir um organismo próprio dos trabalhadores, não previsto pela estrutura sindical, com o objetivo de produzir dados que embasassem suas negociações junto ao patronato. O atual presidente da instituição, Carlos Andreu Ortiz, o vice-presidente João Vicente Cayres e o diretor técnico Clemente Ganz participaram da homenagem em Plenário.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: