Senado homenageia senador e chanceler Afonso Arinos
Da Redação | 23/11/2005, 00h00
O Senado homenageou, nesta quarta-feira (23), em sessão especial, o senador e chanceler Afonso Arinos de Melo Franco, por ocasião da celebração do centenário de seu nascimento. Ele faleceu em 1990, com 85 anos de idade, sempre trabalhando ativamente como senador pelo PSDB.
A requerimento do senador Marco Maciel (PFL-PE), a solenidade reuniu o embaixador Afonso Arinos de Melo Franco Filho, o sub-procurador da República Antonio Fonseca, a sub-procuradora Maria Caetana Santos, o embaixador Antonio Patriota, representante do Ministério das Relações Exteriores, José Carlos Aleixo, representante da Associação de Escritores de Brasília, o ex-procurador geral da República Geraldo Brindeiro e representantes de numerosas associações de defesa da igualdade racial.
Ao abrir a solenidade, o presidente do Senado, Renan Calheiros, destacou a figura de humanista e defensor dos direitos humanos que foi Afonso Arinos, tendo sido autor da primeira lei contra a discriminação racial.
Discursando em seguida, o senador José Sarney (PMDB-AP) disse que Afonso Arinos, apesar de militar em tantos campos diferentes como a política externa, a História e a Academia Brasileira de Letras, na verdade "pertence ao Senado, sua casa natural, onde sua memória permanece como o grande brasileiro que ensinou, por sua obra e sua vida, como se deve fazer política".
Para o senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA), é preciso lembrar Afonso Arinos com a esperança de que seu legado permaneça vivo entre os bons brasileiros, em especial entre os congressistas - um legado de honra e de defesa da liberdade.
Marco Maciel (PFL-PE) definiu o homenageado como um humanista provido de luz, capaz de enxergar que o homem necessita de liberdade, pão e espírito, justiça, paz e solidariedade. "Era, sobretudo, um ente dotado do dom da sabedoria", concluiu o senador por Pernambuco.
Ao encerrar a sessão solene, o senador Garibaldi Alves (PMDB-RN) fez entrega de exemplares da Biblioteca Básica Brasileira, editada pelo Senado, ao filho do homenageado.
Laura Fonseca /Agência Senado
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: