Saturnino: Arinos foi uma das maiores figuras da política brasileira

Da Redação | 23/11/2005, 00h00

O senador Roberto Saturnino (PT-RJ) afirmou que a homenagem ao senador Afonso Arinos, prestada nesta quarta-feira (23) pelo Senado, é um reconhecimento a uma das maiores figuras da cena política brasileira. Saturnino considera que Arinos foi um dos brasileiros que conseguiram galgar o patamar de excelência.

O senador destacou que a vida pessoal e familiar de Afonso Arinos também foi exemplar e que o homenageado sempre se destacou pela consciência da importância de que o homem público sempre deve dar exemplo.

- Vivemos uma crise de valores éticos e morais, com predomínio dos valores de mercado. O melhor que podemos fazer é dar o exemplo. A figura do homem público leva uma mensagem - afirmou.

Saturnino também lembrou que na época em que a política mundial estava polarizada entre Estados Unidos e União Soviética, Afonso Arinos compreendeu a importância de o Brasil buscar a eqüidistância entre os dois pólos, o que foi marcante para a soberania do país.

- A força do Brasil está nos princípios, na razão com que sempre enfrentou as questões internacionais. O Brasil nunca fugiu da guerra, mas o país sempre se afirmou mais na paz, na atuação junto aos organismos internacionais, na negociação internacional, no respeito ao direito internacional - concluiu.

Silvia Gomide /Agência Senado

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: